terça-feira, 9 de novembro de 2010

Para onde vai o lixo? - Parte III

Juntos para reverter a situação


Você sabia que o Brasil produz cerca de 228,4 mil toneladas de lixo por dia, porém apenas 4.300 toneladas são destinadas à coleta seletiva? Cidadãos alegam dificuldade para a entrega dos resíduos, pois muitas vezes o posto de coleta fica longe de suas casas.
Existe coleta seletiva em cerca de 135 cidades brasileiras, de acordo com o professor Sabetai Calderoni (autor do livro Os Bilhões Perdidos no lixo Ed. Humanitas). Porém na maior parte dos casos ela é realizada pelos Catadores, cerca de 1 milhão de pessoas que vêem na reciclagem uma forma de sustento, muitas vezes trabalhando em condições precárias.
A redução de padrões sociais de consumo, a reutilização dos materiais e a reciclagem, têm como meta diminuir o número de materiais de difícil decomposição, aumentar a duração dos aterros e evitar maior poluição do ar e da água.
Nós do Lixeira Urbana, queremos principalmente informar a vocês leitores, locais onde possam descartar seu lixo de maneira correta, sem afetar solo, água ou ar e também ensinar receitas fáceis para reaproveitamento do seu lixo, assim não prejudicando o meio ambiente.

Tempo de decomposição de resíduos


Mariana de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário