sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Aprenda a fazer produtos de limpeza biodegradáveis


Para que nos desfazermos de produtos que venham poluir o meio ambiente?
Ou mesmo, para que utilizarmos produtos de limpeza nocivos ao meio ambiente se podemos produzí-los de forma a proteger o meio onde vivemos?
 

Já parou para pensar que 1 LITRO de óleo de cozinha polui 1 MILHÃO DE LITROS de água?
Então! Confira a receita para aproveitá-lo e fazer sabão:




Ingredientes:
5 litros de óleo de cozinha usado
200 mililitros de amaciante
2 litros de água
1 quilo de soda cáustica em escama
 
Modo de preparo:

Com cuidado, ponha a soda em escamas no fundo de um balde plástico. Depois, adicione a água fervendo e mexa até diluir a soda. Acrescente o óleo e continue mexendo. Misture bem o amaciante. Jogue a mistura em uma forma. No dia seguinte, cortar as barras de sabão.

_________________________________________________________________________Como a maioria dos detergentes disponíveis no mercado também possui fosfatos em sua formulação, que são substâncias que levam ao crescimento exagerado de algas que consomem o oxigênio da água. A opção é usar um detergente ecologicamente correto, veja a receita:

Ingredientes:
1 pedaço de sabão de coco neutro   
6 litros de’água
2 limões
4 colheres (sopa) de amoníaco



Modo de preparo:
Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água. Em seguida, acrescente cinco litros de água fria. Depois, esprema os limões sobre a mistura. Por último, despeje o amoníaco e misture bem. Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos similares comerciais.
________________________________________________________________________

A maioria dos desinfetantes são tóxicos para o meio ambiente. Veja como fazer um produto de limpeza natural para limpar a sua casa:

Ingredientes:
1 litro de álcool (de preferência de 70º)
1 sabão caseiro
4 litros de água
Folhas de eucalipto 

Modo de preparo:
Deixe as folhas de eucalipto de molho no álcool por dois dias. Ferva 1 litro de água com o sabão ralado, até dissolver. Junte a água e a essência de eucalipto. Engarrafe.




Mariana Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário