segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Já produziu lixo hoje?



“Você já produziu lixo hoje? Cadê o seu lixo? Para onde vai o seu lixo?”. Ao longo da última semana, placas feitas com embalagens de leite longa vida e suportes de papel higiênico foram espalhadas em diferentes pontos da Universidade Presbiteriana Mackenzie. A idéia partiu do grupo Lixeira Urbana, que também levantou a discussão em seu blog e na página do twitter.
Dentro do estudo das Ciências Sociais, os estudantes de jornalismo empreenderam um projeto que tinha como principal objetivo entender como e quanto o lixo influencia o dia-a-dia – se é que influencia... Durante a concepção da pesquisa, a preocupação era mostrar os diferentes caminhos e fins que tomam os elementos diariamente eliminados. Porém, a grande questão era “Será que alguém iria se interessar por isso? Será que algum de nós pensa sobre lixo a partir do momento em que ele é colocado para fora de casa?”.
Ao transformar a própria percepção do que é jogado fora e analisando o comportamento ao redor, os integrantes do Lixeira Urbana puderam constatar o baixo interesse real por essa temática. Integrada ao nosso cotidiano, estamos acostumados com a sujeira invadindo nosso espaço social. Acostumados ao ponto de sequer notarmos a agressão direta e ininterrupta que sofremos e, infelizmente, também causamos. Vítimas e algozes, estamos anestesiados contra uma sugestão de reflexão na vida prática, ficamos insensíveis diante da imensidão de lixo da nossa própria rua, do nosso bairro, da nossa cidade.
Além dos banners de material reutilizado e a divulgação na internet, o Lixeira Urbana dialogou diretamente com alunos do Mackenzie, familiares, colegas de trabalho e amigos acerca dessa iniciativa de entender a relação sociedade/lixo. Até o momento, houve baixa adesão ao projeto, mas a expectativa do grupo é que a discussão continue a ressoar.
Lugar de lixo é no lixo ou seremos todos sempre Lixeira Urbana?

Nenhum comentário:

Postar um comentário